Esporte adaptado.

     Incentivado pelos resultados da Equipe Londrinense de natação adaptada no Circuito Brasil “Etapa Regional” (Loterias Caixa Federal), hoje meu “post” é sobre o Esporte Adaptado.

     Apesar do número crescente de praticantes de Esportes adaptados, muitas pessoas ainda não conhecem essa “modalidade”. Natação, atletismo, tênis de mesa, tiro, basquete, futebol e outros tantos esportes que se adequaram aos seus praticantes não parecem ser tão simples como normalmente se imagina. Porém ao olharmos estes atletas, eles parecem fazer o impossível acontecer e o “inimaginável” virar realidade. Aquele que não é capaz de movimentar suas pernas para caminhar, é capaz de nadar centenas de metros ou talvez lançar disco tão longe quanto qualquer um pode alcançar. Eles são capazes de mover muito além de seus corpos… movém mentes, sonhos, ambições, desejos! Buscam muito mais do que uma medalha, querem receber a sensação de liberdade e o poder de fazer o que disseram ser impossível! Vencer barreiras e quebrar preconceitos…

     Mas também não podemos deixar de ver alguns desses atletas como profissionais e enquadrá-los na Elite Nacional. E como em todo e qualquer esporte, a cobrança é forte, a busca por resultados é diária, as decepções acontecem, há falta de patriocinio… e não é só! Tudo isso vem acompanhado da consequência de ser um atleta de alto rendimento:Lesões.

     Nós, profissionais da reabiitação, estamos acostumados a tratar um lesado medular, um amputado, outros pacientes com algumas sequelas e etc. Mas talvez nem todos estejam preparados para tratar uma tendinite de bíceps braquial ou supra espinhoso causada pelo movimento repetitivo de “tocar” a cadeira de rodas durante a prática esportiva. E não é só isso, também temos prazo para recuperar essa lesão e dar condições desse atleta retornar as quadras, as piscinas, as pistas e etc.

     Vamos ampliar nossos conhecimentos, buscar novos desafios.

     Devemos crescer juntos com o Esporte e acompanhar sua EVOLUÇÃO!

E parabéns aos atletas da Equipe ADEFIL (Natação)!!

– Atletas:

Claudines Bartolomeu  (4 medalhas de ouro); Domingos Bartolomeu (1 prata e 1 bronze); Cesar Soares (1 prata e 1 bronze); Hélder Teixeira de Lima (3 prata e 1 bronze); Milton Franco (1 prata); Cleuza Mara de Carvalho; Francisco Martins; Thiago Escame; Jhonatan da Luz.    

Técnica: Giovanna Carla Interdonato     

Dr. Lucas M. Rabello – Fisioterapeuta (Crefito 129010-F)

About Dr. Lucas M. Rabello

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Estadual de Londrina (2008), Especialista em Terapia Manual e Postural (2009), Mestrando em Ciências da Reabilitação.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a comment